Meio ambiente e mentalidade empresarial, uma relação impossível

A ilha brasileira Fernando de Noronha é um paraíso ecológico que atrai um número cada vez maior de visitantes, sendo estes já metade dos habitantes totais da ilha. Aqui, a protecção da natureza, apesar de constituir o grande atractivo da ilha, confronta-se diariamente com a avalanche turística que impõe nos quatro cantos do mundo os resultados do triunfo histórico da mentalidade empresarial, segundo a qual qualquer território se deve tornar uma mercadoria, mesmo que isso implique a sua gradual destruição ou a extinção das suas formas de vida. O principal empresário da ilha e seu grande promotor turístico, José Maria Sultanum, mostra como o turismo se alimenta precisamente daquilo que vai degradando, quando afirmava recentemente, nas páginas de um jornal brasileiro, “Eu dependo da sustentabilidade, da preservação, mas desde que não seja em detrimento do homem. O meio ambiente tem que ser protegido para servir o homem”. Ora, se é o homem, o turista, quem deve estar hoje no centro da política de conservação ambiental, torna-se desde logo evidente a insignificância, a miséria e a desfaçatez desta política, que não serve senão para camuflar a (no curto prazo) lucrativa destruição ambiental em curso.

Já todos percebemos que, à medida que a mentalidade empresarial se dissemina pelo globo, a água limpa e o ar respirável se vão tornando cada vez mais escassos. Mas há uma pergunta muito simples que os média e a classe política jamais colocam: quem beneficia com a destruição da vida?

About PDuarte

Historiador, jardineiro, horticultor. Vive na província. No tempo vago, que procura multiplicar de dia para dia, perde-se em viagens, algumas pelos montes em redor, outras pelos livros que sempre o acompanham. Prefere o vinho à blogosfera, a blogosfera ao Parlamento.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s