Resistência em Barcelona ao aumento da especulação, do turismo e da exclusão

Amanhã, Sábado, irá ocorrer no bairro de Poble Sec uma manifestação contra o aumento das rendas que está a transformar mais um antigo bairro popular num negócio imobiliário, ao serviço da especulação e do turismo. Deixo-vos um excerto do apelo dos organizadores da manifestação [tradução minha]:

“No bairro de Poble-sec, as rendas não param de aumentar (mais de um 10% nos últimos anos). Os contratos renovam-se com preços abusivos que nos levam, a ter de deixar o bairro. No que respeita à compra de apartamentos, perto de um 60% estão sendo adquiridos por fundos de investimento, bancos e imobiliárias, ou seja, não são novos vizinhos que virão partilhar as ruas connosco mas especuladores que jogam com o nosso direito a viver no bairro. Para nós é a vida, para eles é um negócio. (…) Desde 2012, uma pessoa por dia teve de deixar o bairro. Aproximadamente 1.110 moradores deixaram-nos desde 2012. Cada vez existem mais apartamentos turísticos e mais oferta de lazer para turistas. Como consequência, os moradores saem do bairro e encerram-se comércios de bens quotidianos e de proximidade.”

Para mais informação, consultar, na página do grupo l’altaveu del Poble Sec, o texto Defendamos o bairro.

Anúncios

About PDuarte

Historiador, jardineiro, horticultor. Vive na província. No tempo vago, que procura multiplicar de dia para dia, perde-se em viagens, algumas pelos montes em redor, outras pelos livros que sempre o acompanham. Prefere o vinho à blogosfera, a blogosfera ao Parlamento.

2 thoughts on “Resistência em Barcelona ao aumento da especulação, do turismo e da exclusão

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s