A luta dos estivadores em todo o lado!

13419077_10201630630884257_1414266946862245626_n

Via Internacional Dockworkers Council (IDC) 

Na próxima quinta-feira, dia 16 de Junho, toma as ruas uma Manifestação contra a Precariedade e o Desemprego, convocada pelo sindicato dos estivadores, à qual aderiram variados sectores do trabalho e do movimento social. A convocatória contou também com o apoio, com maior ou menor grau e envolvimento, de toda a esquerda à esquerda do PS, bem como com o entusiasmo do IDC,  que se fará representar em Lisboa com uma delegação com estivadores de vários portos da Europa.

Depois de vergar uma campanha de difamação sem precedentes, os estivadores mostraram que a receita para transformar derrotas em vitórias é dura, mas simples. Com sindicalização plena, democracia de base, quotização e fundo de greve, uma direcção combativa e uma internacional actuante, ficou claro que não é o sindicalismo que está em crise, mas aquilo que fizeram com o sindicalismo. A par das suas condições internas, houve ainda a inteligência de demonstrar que a agressão aos estivadores é uma agressão a todos os trabalhadores, à dignidade que se deve exigir em todos os sectores do trabalho. Não é por isso curto o significado desta manifestação, à imagem das lições que podem ser aprendidas com este processo de luta concreto. São de tal ordem, que quem resista em não aprender vai por certo continuar a errar.

Com capacidade de jogar em todos os tabuleiros, em decantar os pontos de unidade entre todo o movimento, os estivadores conseguiram um acordo importante que não pode deixar de se reflectir na negociação do contrato colectivo de trabalho e nos demais portos do país, estão com quem no parlamento está apostado em revogar a lei dos portos e não desarmam na rua porque sabem que é nesse palco que as vitórias conjunturais ganham força para se transformarem em vitórias definitivas.

Porto a porto, sector a sector, empresa a empresa. Todos por todos! 

Mural em Alcântara, entretanto destruído, realizado no âmbito do projecto “40 anos, 40 murais”, inseridas nas comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de Abril.

Anúncios

One thought on “A luta dos estivadores em todo o lado!

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s