Todos por Todos!

“Porque queremos que as nossas condições laborais com direitos sejam o referencial para os estivadores doutros portos, e porque também estamos empenhados em colaborar na construção de um grande movimento na sociedade civil para enterrar a precariedade em todos os sectores do trabalho, mantemos a convocatória para uma Manifestação contra a Precariedade”

13256461_10210338094238553_8678598690122515115_nFicará para a história a estrondosa vitória dos estivadores, a fazer recuar os de cima num tempo em que eles poucas vezes eles são forçados a fazer marcha-atrás na maximização dos seus lucros, em beneficio dos direitos dos trabalhadores. O comunicado que escreveram, é um autêntico manifesto sindical sobre tudo que que tem que voltar a ser feito, em todos os sectores do trabalho.

Todos por todos, dia 16 de Junho, entre o Cais do Sodré e a Assembleia da República! 

Deixo mais algumas ideias sobre a vitória dos Estivadores no blogue Junho, onde se pode também aceder a toda a campanha para a manifestação contra a precariedade. Também relevante é a nota de solidariedade da Solid, Associação Promotora dos Direitos Sociais, Culturais e Laborais.

0196_cais-maua

Ilustração de Adria Meira

CARTAZ_A2_II_NET

“Don´t Fuck All Jobs”

Os estivadores derrotaram um despedimento colectivo que pretendia substituir trabalhadores com direitos por precários, sem direitos e com salários de miséria, e provaram que existem condições para criar empregos dignos e permanentes nos portos portugueses.[1] Com o acordo que alcançaram, depois de mais de um mês de greve às horas extraordinárias, não só evitam o despedimento colectivo como garantiram a passagem de 23 eventuais a efetivos. No acordo, destaque ainda para a proibição da empresa temporária de contratar mais eventuais e para a criação de um salário mínimo para os trabalhadores portuários a rondar os 1000 dólares. Não está tudo ganho, pois falta ainda o acordo sobre o contrato colectivo de trabalho e as suas sempre difíceis vírgulas, mas não há como negar que se tratou de uma vitória retumbante dos estivadores.

A receita deste sector, que apresenta conquistas quando praticamente todos os outros estão na defensiva, é clássica: 100% de sindicalização, fundo de greve, democracia de base, envolvimento de outros sectores da sociedade nas suas lutas. Nas contas também entrou a importante iniciativa de um grupo de mulheres de estivadores, que se organizou para defender a greve e as reivindicações dos seus companheiros.

Como o que estava a acontecer aos estivadores é a realidade em muitos outros sectores de trabalho onde centenas de milhares de pessoas continuam sujeitas à precariedade e ao desemprego, os estivadores convocaram uma manifestação para o dia 16 de Junho, onde, com todos os que estão na luta contra a precariedade, vão dar corpo a uma jornada de luta sem paralelo, unindo estudantes, trabalhadores e desempregados, “todos por todos” num combate que a todos diz respeito.

Ao ataque generalizado aos direitos dos trabalhadores, responderam com a generalização da solidariedade e da luta. Ainda não conseguiram a revogação da lei do trabalho portuário, que está na base dos problemas da estiva, mas ficaram mais perto de o conseguir e mais longe de ver acontecer ao seu sector o que muitos não conseguiram travar.

NOTAS: Quem tenha interesse em acompanhar o diferendo não deixe de o fazer, também, pelos canais dos estivadores, nas redes sociais (blogue e facebook), na página e no blogue do movimento de mulheres “Há Flores no Cais”, na página do movimento de solidariedade, nas campanhas de cartazes (III) e nos vídeos realizados pelo sindicato. Informações sobre a manifestação contra a precariedade aqui.

[1] “Don´t Fuck All Jobs [Não Fodam com os Empregos) é título do comunicado preliminar sobre o acordo

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s