ESTIVADORES: Razões de uma greve e de uma luta exemplar

pika

Notável a perseverança dos estivadores cuja luta tem resistido a todo o tipo de pressões e golpes, dos patrões e dos sucessivos governos. Primeiro eram de extrema-direita, mas lutavam mais do que a extrema-esquerda. Depois tinham salários milionários, mas há portos em que recebem pouco mais do que o salário mínimo e os que ganham mais que isso têm o salário congelado há anos. Antes e depois foram acusados de conspirar contra o abastecimento de Lisboa quando têm sido os patrões a desviar cargas e ninguém conspira contra a razão de ser do seu posto de trabalho. Já enfrentaram, e venceram, um sindicato fantoche criado pelos patrões contra todas as leis, já enfrentaram, e venceram, a reintegração do anterior grupo de estivadores que tinha sido despedido. Agora, depois de mais uma ronda negocial e depois de terem aceite boa parte das propostas da mediação, os patrões continuam sem abrir mão de continuarem a tentar trocar estivadores profissionais por trabalhadores precários e sem formação adequada, protelando também o Contrato Colectivo de Trabalho por quererem travar a progressão na carreira. Enquanto o conjunto das mal-feitorias não tiver fim a luta dos estivadores também não terá. Estão de parabéns. Porque é assim que tem que ser e porque cada vez menos há sindicatos que não se vergam.

Ler no blogue O Estivador e na página do Sindicato as razões do Pré-Aviso de Greve.

One thought on “ESTIVADORES: Razões de uma greve e de uma luta exemplar

  1. quando se chega a este ponto – dimensão e complexidade do pré-aviso de greve – para que aos escravos modernos lhes seja autorizado o não laboro, e mesmo assim com várias restrições, sabemos que algo está muito errado nesta plantação!

    Tirando isto… Acho que os estivadores têm razão, especialmente depois de ter lido, há uns anos atrás os motivos evocados para tal manifestação.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s