Sentimo-nos livres porque nos falta a linguagem para articular a nossa falta de liberdade

ConservatoriumDe-Balie

Somente no capitalismo a exploração é “naturalizada”, está inscrita no funcionamento da economia. A dominação já está na estrutura do processo de produção.

De-Nieuwe-Anita

Na economia de mercado, as relações entre as pessoas podem parecer relações de liberdade e igualdade mutuamente reconhecidas; a dominação já não é directamente representada e visível enquanto tal.

Podium-Mozaïek

Embora na economia de mercado eu permaneça dependente de facto, essa dependência é “civilizada”, representada na forma de uma “livre” troca de mercado entre mim e outras pessoas, e não na forma de servidão directa ou mesmo de coacção física.

Krakeling

Deveríamos ter em mente o paradoxo circular que sustenta o “voto livre” nas nossas sociedades democráticas: no voto democrático, somos livres para escolher, desde que façamos a escolha certa – é por esse motivo que, quando a escolha é “errada” (como no caso da Irlanda, que rejeitou a União Europeia, ou do primeiro-ministro grego, que propôs um referendo), ela é tratada como um erro, e o establishment imediatamente impõe uma repetição para dar ao país a oportunidade de corrigir o erro e fazer a escolha certa.

Zaal-100


Textos: Slavoj Žižek (excertos retirados do livro ‘O ano em que sonhámos perigosamente‘)

Fotos: Raimond Wouda (da colecção ‘Audience‘)  

About PDuarte

Historiador, jardineiro, horticultor. Vive na província. No tempo vago, que procura multiplicar de dia para dia, perde-se em viagens, algumas pelos montes em redor, outras pelos livros que sempre o acompanham. Prefere o vinho à blogosfera, a blogosfera ao Parlamento.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s