Atentado assassino em Ancara, Turquia

Meeting, Paris, dia 10 de Outubro, 2015.
Meeting, Paris, dia 10 de Outubro, 2015.

Comunicado da Coordenação Nacional de Solidariedade com o Curdistão (CNSK)

Um atentado assassino perpetrado esta manhã (10 de Outubro de 2015) em Ancara resultou, num primeiro balanço, na morte de 86 pessoas e feriu mais 300 outras.

Este acto odioso, cometido no coração da capital turca, vitimou mulheres e homens que responderam ao apelo das forças e organizações de esquerda, entre os quais o HDP (Partido Democrático dos Povos), para participar numa Marcha pela Paz.

O presidente Reccep Erdogan escolheu deliberadamente a guerra contra os Curdos, em vez de unir esforços para combater os terroristas de Daesh, destruindo assim o processo de paz o qual se tinha comprometido com o PKK há mais de dois anos. Erdogan é responsável por esta violência cega e carnificina.

Este atentado surge depois do anuncio, feito pelo PKK, de um cessar fogo unilateral e visa meter em causa o desenrolar das eleições legislativas do próximo dia 1 de Novembro de 2015.

A França e os países da União Europeia têm uma grande responsabilidade nesta situação ao recusarem condenar os actos de barbárie cometidos pelo exército turco contra os civis curdos, combinado ao apoio sem equivoco que é dado à Turquia.

A CNSK condena este acto odioso assegurando o seu apoio às famílias das vitimas, às organizações democráticas turcas e curdas, assim como ao HDP.

François Hollande e o governo francês devem cessar imediatamente o seu apoio a um poder que mergulha a Turquia numa guerra civil. A França deve intervir para que as operações militares turcas pare, que o processo de Paz retome, para que se garanta eleições livres no 1° de Novembro. Enfim a União Europeia deve retirar o PKK da lista das organizações terroristas para que se possa estabelecer um dialogo, substituindo assim o fogo das armas.

Paris 10/10/2015

Alternative Libertaire – Amis du Peuple Kurde en Alsace – Amitiés Corse Kurdistan – Amitiés Kurdes de Bretagne (AKB) – Amitiés Kurdes de Lyon Rhône Alpes – Association Iséroise des Amis des Kurdes (AIAK) – Association Solidarité France Kurdistan – Centre d’Information du Kurdistan (CIK) – Conseil Démocratique Kurde de France (CDKF) -Ensemble – Mouvement de la Jeunesse Communiste de France – Mouvement de la Paix – MRAP (Mouvement contre le Racisme et pour l’Amitié́ entre les Peuples) – Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA) – Parti Communiste Français (PCF) – Réseau Sortir du Colonialisme – Union Démocratique Bretonne (UDB)) – Union Syndicale Solidaire – Solidarité́ et Liberté́ (Marseille).

FONTE: Texto em francês tirado da pagina do FB: Conseil Démocratique Kurde en France – CDKF

PS: Selahattin Demirtas (HDP) responde a Davutoglu (primeiro ministro turco) que afirmou o seguinte em declarações publicas: “Islamic State, Kurdish or far-leftist militants could have carried out the bombing.”

Video com legendas em inglês:

3 thoughts on “Atentado assassino em Ancara, Turquia

  1. Os imbecis (ou pq acreditam seriamente nisso, ou pq são cínicos e pensam q os outros são atrasados mentais( q se foda, o politicamente correcto))dos Media teem o descaramento de aventar a hipótese de q foi o PKK.Foram , os bandidos e assassinos instrumento dos serviços secretos do Isil,daesh,FSA e , portanto, o ocidente democrático…

  2. Não compreendo esta ideia estúpida que o pessoal tem que culmina em “marcha pela PAZ”?

    Primeiro, porque foram 21,000,143 milhões de idiotas que votaram no terrorista, escrevo, presidente que têm actualmente instalado na cadeira. Alguns destes também devem ter votado no HDP!

    Segundo, porque sendo o Povo Turco, através do seu Estado, responsável pela guerra na Síria na parte que toca a dar abrigo, armas e treino aos terroristas… Esperem! Enganei-me… Não são terroristas, mil perdões, são rebeldes moderados! Escrevia eu, na parte que toca a dar abrigo, armas e treino aos rebeldes moderados são coniventes com a guerra! Não vejo onde é que encaixa a cena da PAZ nisto?

    E escusam de dar voltas! Afinal em DEMOcracia é a maioria – por mais minoritária que seja – que MANDA logo esta minoria- não maioritária – está apenas a criar mais conflitos desnecessários!

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s