Do pseudoacontecimento ao pseudofacto

Cision sondagens

Os números falam por si: só nos últimos 10 dias as rádios e as televisões portuguesas passaram cerca de 32 horas a falar sobre “sondagens”, num universo de 452 horas dedicadas às Eleições legislativas. A estes 15% de tempo, há ainda que somar o tempo em que os intervenientes falaram o assunto. As contas foram feitas pela Cision, uma empresa especializada em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, e revelam ainda que num universo de 11.137 conteúdos noticiosos registados sobre as Eleições Legislativas, 1625 foram sobre “sondagens”. O período temporal sobre o qual incidiu o estudo decorreu entre os dias 20 e 30 de Setembro de 2015.

Se até aqui o pseudoacontecimento já dominava a campanha, com uma sucessão entediante de eventos completamente deslocados da realidade, produzidos em “estúdio” pelos diferentes aparatos partidários, com muito pouco de autêntico a subir ao palco, estas eleições tiveram ainda a novidade do pseudofacto, seja pela comprovada manobra das contas públicas – no campo político – à ciranda das sondagens. Seja sobre o seu papel na manipulação da opinião pública, mesmo quando são bem feitas, ao jogo das encomendas sobre quem se alimenta e alimenta este negócio, muitas das questões não podem continuar sem resposta a partir do próximo Domingo.

Será provavelmente impossível perceber a profundidade do impacto desta manobra nas urnas mas, se os resultados de domingo forem contrários ao que foi sendo ventilado em todas as esquinas até à exaustão, alguma coisa tem que mudar para que o regime democrático não seja definitivamente percebido como uma anedota.

Nota: Para se perceber a fragilidade do que suporta esta avalanche de notícias é ver que até uma sondagem amadora apresenta amostras mais significativas do que aquela que têm sido feitas pelas empresas especializadas. (Via Épámaisoumenos). 

One thought on “Do pseudoacontecimento ao pseudofacto

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s