Queriam o Quê?

neruda
Allende com o seu Chefe das Forças Armadas Pinochet, que o haveria de matar, observam janela por onde passa Neruda. Uma imagem que é toda uma síntese sobre a maior lição do golpe fascista no Chile: não se pode dar ao campo do inimigo lugar no retrato que lhe permitirá, mais cedo ou mais tarde, assassinar a poesia.
A experiência chilena deve ser o sonho lúbrico de qualquer entusiasta da URSS pós-XX Congresso. Não falta ali nada: frente popular, via pacífica, etapismo, calma e vagares, confusão entre forma jurídica de propriedade e propriedade dos meios de produção, concepção neutral do Estado, tudo se aplicou ali. O Chile de 1970/73 é a concretização de todas as orientações que os ideológos soviéticos de então prescreviam ao movimento revolucionário internacional, uma por uma. O desfecho, a vitória de um golpe fascista contra um povo iludido pela sua direcção e politicamente deseducado, era evidente.
Que os que apoiaram a URSS até ao amargo fim, mesmo com os Kruschevs, os Brezhnevs, os Gorbatchevs, as invasões de Budapeste e de Praga, as perestroikas, as glasnosts, e as patifarias que tais, que esses apoiem a experiência chilena e chorem baba e ranho por verem espatifar-se os sonhos do revisionismo, percebe-se. Agem como o que são. Que quem critica o dramático desvio de direita que a URSS descreveu depois da morte de Estaline (e para não irmos mais longe) olhe para o golpe chileno e diga mais que um «mas estavas à espera de quê?» é que não dá para entender.
Advertisements

4 thoughts on “Queriam o Quê?

  1. Mai nada! Porrada nos revisas!
    Os revisas são carpideiras do proletariado a tempo inteiro, pagas por ele para chorar todas as experiências falhadas e a derrota permanente. Está na altura de mandar as carpideiras para o fundo de desemprego (enquanto este não desaparece)!!!

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s