“Quartas jornadas pela amnistia”, por Carlos Marques

O Socorro Rojo Internacional organizou as quartas jornadas pela amnistia no dia 14 de Fevereiro. Na mesa estiveram Juan Manuel Olarieta, Enrike Kuadra e Pepe Balmón.

Uma vez que se aproximam os 80 anos da vitória da Frente Popular em 1936, fala-se no vídeo do que originou esta vitória eleitoral, da actualidade de muitas das reivindicações da Frente Popular (amnistia e autodeterminação por exemplo), a importância destas reivindicações no programa da República Popular do PCE(r). Enrike Kuadra fala um pouco de como está a reivindicação da amnistia no terreno da esquerda abertzale.

No final do vídeo discute-se um pouco sobre a caracterização do estado espanhol e vêm ao de cima os miasmas dimitrovistas. Entende o PCE(r) que não existe democracia burguesa, que o que existe é fascismo. O que fazem é entalar as liberdades civis e políticas na componente estratégica, o que poderia dar origem a situações caricatas: quando o estado burguês cerra fileiras e começa a retirar as liberdades civis e políticas (é o momento actual), o movimento recua para a “fase democrática”; quando o estado burguês se sente confortável e permite as liberdades civis e políticas, o movimento avança para a “fase socialista”.

Dois problemas com isto: a) pomos na mão do inimigo as válvulas de compressão e descompressão do movimento; b) a burguesia retira liberdades civis e políticas em momentos objectivamente revolucionários.

O problema do dimitrovismo é confundir o que é táctico com o que é estratégico. O dimitrovismo ataca a burguesia quando ela é forte e o capitalismo está em crescimento; e propõe o frentismo interclassista quando a burguesia é fraca.

É importante perceber que com ou sem liberdades civis e políticas – com ou sem amnistia, com ou sem autodeterminação -, o carácter da revolução é socialista. O que é estrutural é que estamos na terceira grande crise do capitalismo, e a revolução é socialista, não é democrática.

Anúncios

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s