Junta-te à solidariedade com Hasankeyf!

unnamed (2)
Abril, 2015
unnamed
Abril, 2015

A Mesopotâmia, região situada entre o rio Tigre e o rio Eufrates, tem um especial significado devido à sua localização geográfica e clima únicos. Começando no início da idade da pedra, os habitantes desta região conquistaram vários marcos para a humanidade. A civilização nasceu nas margens destes rios, e durante a Era Neolítica as bacias destes rios viram desenvolver a agricultura e a domesticação dos animais. Actualmente, esta região ecológica alberga uma vasta diversidade de vida animal e vegetal.

Algumas barragens foram construídas ao longo do rio Eufrates no último quarto do século XX e como resultado, o sistema ecológico dos rios sofreu muitas agressões às suas propriedades naturais.

A área tem vindo a ser sujeita a uma mudança repentina de clima, que afecta não só as espécies que vivem na Mesopotâmia, mas também teve um efeito negativo sobre a população residente na área. Dos 820 sítios com interesse arqueológico mapeados na região, apenas 76 foram minimamente explorados. A investigação dos restantes locais tem interesse para a história humana, mas eles foram abandonados e deixados para serem submersos no rio Eufrates, assim que se conclua a construção da barragem.

Hoje, se nada for feito, uma grande unidade hidroeléctrica será construída sobre o Tigre com o nome de barragem de ILISU DAM PROJECT. Se este projecto for concretizado, as espécies que fugiram do vale do Eufrates e se refugiarem no vale Tigre, irão certamente extinguir-se. Moradores que dependam da agricultura para a sua subsistência serão forçados a migrar. A herança cultural e a história singular da região, incluindo a de Hasankeyf, serão destruídas. Todos estes sacrifícios serão feitos para a construção de uma barragem, que só terá capacidade de gerar lucro no máximo durante 50 anos. Esta catástrofe só pode ser interrompida com uma pressão forte e determinada da opinião pública.

A voz das comunidades locais, sozinha, não é forte o suficiente para impedir a construção da barragem. Nós (Comunidade Ecológica de Batman) estamos a tentar apelar à resistência de voluntários contra a construção da barragem. A campanha denominada “Solidariedade  com Hasankeyf” visa acabar com este projecto e apoiar outras resistências locais em todo o mundo. Como primeiro passo da criação de uma consciência global, convidamos todos os interessados a comemorar o dia 20 de Setembro como o Dia Mundial de Hasankeyf. Para mais informações sobre “Solidariedade com Hasankeyf” e nossos outros planos de acção, por favor visite:

Blogue: hasankeyfsolidarity.blogspot.com.tr/ (Inglês)

Blogue: hasankeyfdayanismasi.blogspot.com.tr/ (Turco)

Twitter:  Hasankeyf Dayanışması@HisnKaifa

Email: hisnkaifa@yahoo.com

Aqui ficam algumas pistas para apoiar  Hasankeyf Solidarity:

Criar uma conta Twitter se ainda não tiver. Seguir a nossa conta Twitter @HinsKaifa. Reteweet os nossos tweets. Usar os nossos hashtags nos seus tweets. Tweet o máximo possível. Partilhe este texto no facebook. Continue a resistir até ILISU DAM POJECT seja anulado. Obrigado pelo seu interesse e apoio: Hasankeyf Solidarity.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s