Da cisão entre representação e realidade

lavagecerveau

Consta que, na Irlanda, um jornal diário de referência publicou mais de 40 mil artigos sobre economia entre 2000 e 2007, dos quais apenas 78 abordaram a questão económica mais premente naquela época (que era como se não existisse): a bolha imobiliária – cuja implosão haveria de desencadear a famosa crise bancária, com as repercussões sobejamente conhecidas. Este é apenas um caso de estudo revelador da capacidade dos média para forjar conceitos que, ao invés de procurarem traduzir e descrever o real, abstraem o comum dos cidadãos da realidade concreta de que é feito o seu dia-a-dia. A lei parece ser: se algo de historicamente relevante estiver em curso será devidamente ocultado pelos média, que desviarão as atenções para um qualquer fait divers que não tem a mais pequena consequência para as nossas vidas.

Convertido num domínio exterior aos conceitos, o real torna-se assim um território desconhecido para os próprios agentes que o habitam. Ora, é precisamente esta a principal função social-ideológica-política dos média: consumar a cisão entre representação e realidade. Bem sei que isto soa a teoria crítica passada de moda. Mas é uma daquelas verdades que, apesar de ser já muito velhinha, não muda. E, justamente por não mudar, convém de tempos a tempos evocá-la.

bourdieu

Anúncios

About PDuarte

Historiador, jardineiro, horticultor. Vive na província. No tempo vago, que procura multiplicar de dia para dia, perde-se em viagens, algumas pelos montes em redor, outras pelos livros que sempre o acompanham. Prefere o vinho à blogosfera, a blogosfera ao Parlamento.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s