“Guerra Popular nas Filipinas”, por Carlos Marques

unnamed
O Novo Exército do Povo é o braço armado do Partido Comunista das Filipinas.
No passado dia 14 de junho, o Novo Exército do Povo entrou em confronto com o inimigo. Os combates duraram cerca de uma hora e provocaram a morte de um soldado das Forças Armadas das Filipinas.

Segue o comunicado traduzido do PRWC:

Novo Exército do Povo
Comando Regional
Comando Sul da Região de Mindanao

Comunicado de imprensa
15 de junho de 2015

As mais calorosas saudações aos soldados vermelhos do sul de Bukidnon, Comando Subregional da região Norte e Centro de Mindanao, pelo sucesso da ofensiva táctica de 14 de junho de 2015 contra o 69.º Batalhão de Infantaria, que estava estacionado no governo local de Barangay, em Mahayag, Brgy. Namnam, San Fernando e Bukidnon.

Foram recuperadas um total de 13 armas: uma mini-metralhadora minimi, um lança-granadas m203, 5 M14, 3 M16 armalite, duas pistolas calibre .45, uma magnum .38, e diversa parafernália militar.

É de notar que o 69.º Batalhão de Infantaria, que era um dos mais temidos do general Palparan na zona central de Luzon, mas que agora está sob o controlo operacional do 10.ª Divisão de Infantaria das Forças Armadas das Filipinas, é um dos principais responsáveis pelos contínuos ataques fascistas contra a população rural das montanhas de Davao e Bukidnon, incluindo o mais recente massacre em Paquibato, no qual morreram três civis inocentes e outros ficaram feridos.

Sob a protecção da 10.ª Divisão de Infantaria, o 69.º Batalhão de Infantaria tem semeado o terror e a violência, numa tentativa desesperada de dar a entender que as Forças Armadas das Filipinas estão a ganhar a guerra, enquanto ao mesmo tempo abrem caminho à pilhagem imperialista dos nossos recursos naturais.

Mais uma vez, as nossas mais profundas congratulações ao Comando Subregional do Sul de Bukidnon, continuaremos a defender as massas e a nossa terra contra a divisão de infantaria mais fascista e perigosa para a vida do povo, e que opera de acordo com o Oplan Bayanihan*, sob o protectorado americano de Aquino.

Rigoberto F. Sanchez
Porta-voz do Comando de Operações da Região Sul de Mindanao.

*Programa de contra-insurgência do Presidente Benigno Aquino III.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s