Do insulto ao dia do trabalhador

Não basta coçar a barriga sobre o manto de precariedade em que se transformaram as grandes superfícies. Não chega acumular e concentrar capital num país em que os seus enormes lucros e fortunas pessoais significam salários de miséria para trabalhadores. Sabe a pouco usufuir de moradas fiscais nos Países Baixos para que as suas holdings paguem o mínimo ou nada de impostos enquanto em Portugal a redução do IRC e as promessas de menor TSU prometem prosperidade. E onde ser o maior empregador significa mais mão-de-obra barata explorada e cujo valor gerado servirá para ampliar o capital existente.

De que serve monopolizar a economia se não obrigar os produtores a cederem aos caprichos de campanhas megalómanas de dumping e as pessoas atingidas nos seus salários a não comprar mercadorias aos mesmos de sempre?

Isto é luta de classes meus amigos. Eles fazem a parte deles. Pisam, insultam, exploram e humilham trabalhadores porque os ventos são favoráveis. Por isso amanhã já se prometem novas campanhas históricas no Continente e no Pingo Doce. Com horas para o funcionários entrarem mas sem autorização prévia de saída. Tudo isto num dia em que o sindicato CESP tinha previamente anunciado greve nas grandes distribuidoras por melhores condições dos funcionários que por lá labutam.

Um insulto não, um ataque. Agora a pergunta para este lado da barricada: de que serve ficar parado? Amanhã a solidariedade deve estar com os que recusam a ceder à chantagem. O dia do trabalhador foi feito por aqueles e aquelas que mostraram aos Belmiros e aos Soares dos Santos que a História não é feita de preços baixos todo o ano mas de luta social em todos os momentos.

4 thoughts on “Do insulto ao dia do trabalhador

  1. Não compro nada no dia do trabalhador. Se eu não trabalho, os outros também não deveriam trabalhar. É um insulto, mas o povo não se ofende, aproveita os preços baixos.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s