A França precisa de uma nova Comuna de Paris

unnamed

Na semana em que se comemorou o 144º aniversário da Comuna de Paris os resultados das eleições departamentais, em França, deram mais de 50% à direita e à extrema-direita, da UMP e da Frente Nacional respectivamente. Apesar da derrota, o PSF, que não diz nada de esquerda desde que se desmascarou François Mitterrand, ainda ficou acima dos 20%, dando ao bloco central mais de 70% dos votos expressos.

A imprensa liberal apressou-se a vender a UMP como o garante que impediu a primeira vitória da extrema-direita num país chave da Europa, como se a extrema-direita não andasse já a ter o seu programa político lavrado, há demasiados anos, pela mão de governos social-democratas e socialistas. É ver as políticas de imigração de todos os países, sobretudo os do Sul, o policiamento da vida publica e privada ou a estratégia económica de protectorado sob a qual a alta finança transformou a Europa num império que já tinha sido sonhado por Napoleão, Hitler ou Thatcher.

A esquerda, face a isto, parece entalada entre a continuação das ilusões em gente como Hollande ou a apatia em que mergulhou a Frente de Esquerda, onde o letárgico PCF e a verve de Mélenchon pouco ou nada têm acrescentado ao combate político quotidiano. Somar a isto a marginalidade do Partido Anti-Capitalista, do outrora carismático líder da LCR, Olivier Besancenot, fazem com que a necessidade de novas Comunas continuem em gestação para tempos ainda mais difíceis do que aqueles que vivemos.

2 thoughts on “A França precisa de uma nova Comuna de Paris

  1. A resistência em França está nas ZAD’s, nas banlieus e nas organizações informais. Há muito que os partidos e o sistema politico deixaram de ser alternativa.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s