Mas que merda de Charlie é este governo francês, afinal?

iu

Enquanto se manifestava nas ruas a favor da liberdade de expressão após uma chacina sem precedentes na redacção de um jornal, o governo francês preparava simultaneamente uma lei que (sob pretexto de proteger as empresas francesas de espionagem industrial) ameaça seriamente a liberdade de informar. Esta lei inovadora (sinteticamente analisada aqui) pretende dissuadir todo o jornalismo de investigação que procure dar informações de interesse público relativas ao mundo empresarial: corrupção, escândalos ambientais, precariedade laboral, abusos a imigrantes, fuga aos impostos, ataques à saúde pública, etc. Ela abrange qualquer pessoa que deseje alertar a imprensa sobre as derivas de uma empresa, impedindo os jornalistas de publicarem informações confidenciais sobre essa empresa. 

Se fôssemos muito ingénuos nestes assuntos, poderíamos sem dúvida perguntar “mas que merda de Charlie é este governo francês, afinal”? Mas já cá andamos há tempo suficiente para saber que nenhum governante, em democracia alguma do mundo, é Charlie. A liberdade de expressão é uma coisa muito bonita e muito sagrada desde que nunca se informe sobre as elites e os poderes instituídos – ou seja, desde que nunca ninguém perceba em que raio de mundo vivemos.

About PDuarte

Historiador, jardineiro, horticultor. Vive na província. No tempo vago, que procura multiplicar de dia para dia, perde-se em viagens, algumas pelos montes em redor, outras pelos livros que sempre o acompanham. Prefere o vinho à blogosfera, a blogosfera ao Parlamento.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s