Deborditos de Ouro 2014

debord-de-outo

Ao contrário do que aconteceu em 2013 este ano os responsáveis pela atribuição dos Deborditos de Ouro decidiram não abrir votações para as várias categorias. Se 2013 foi um ano politicamente morno 2014 foi um duche de água fria no meio do inverno. É certo que o “movimento” teve as suas tricas, trocas, baldrocas, e historietas, mas nada digno de lembrança. Poderíamos ressalvar novamente os aspectos mais caricatos do ano como o vindouro filme de zombies dos Precários Inflexiveis, a presença do MAS no “Juntos Podemos” ou “Dreamocracy” de Raquel Freire mas há momentos onde já nem a desgraça nos esboça sorrisos.

Fora das ironias, mas de muito dentro da cumplicidade que traduzem, 2014 foi ainda o ano em que fomos forçados a despedir-nos de dois companheiros que não iremos aqui referir por nome por acreditarmos que a sua memória estará sempre presente naquilo que fazemos mais do que nas homenagens públicas que lhes possamos fazer. A eles, e ao que a sua proximidade trazia de material, o maior brinde deste fim de ano.

Em 2014 não houve grandes manifestações nem grandes momentos de potência colectiva. Pior do que isso não pareceu existir sequer capacidade ou vontade de perceber e pensar porque é deixaram de existir esses momentos, como se uma amnésia colectiva e cúmplice fosse preferível a enfrentar as escolhas do passado. O único e amargo Debordito de Ouro deste ano será então dado ao Capital, na esperança que esta singela glória lhe de a veleidade de se expressar tal como é, e nos permita então perceber como é que poderemos, enquanto seus sujeitos, olhar-nos olhos nos olhos.

Behind The Scenes Of Amazons Xmas Operation

marx_kapital_70x100_de_560px_2

“Das Kapital” de Karl Marx numa única imagem 

Anúncios

One thought on “Deborditos de Ouro 2014

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s