“A Experiência Miguel Esteves Cardoso” – Um projecto empreendedor de Tiago F. Duarte

(Arquivo ) Conferência de  Miguel Esteves Cardoso

“MEC YOUR LIFE”

Caros amigos e amigas,

Ontem por acaso dei por mim em Janas na churrasqueira mencionada pelo Miguel Esteves Cardoso (MEC) numa crónica do “fugas” deste verão. Tinham obviamente a página de jornal colada na parede e nos cinco minutos que lá estive não pararam de chegar pessoas giras. No caminho de volta, pensando na personagem, tive uma ideia genial para a qual necessito da vossa ajuda. O MEC é a figura central da emergência de uma cultura cosmopolita especificamente portuguesa e gostando ou não ninguém lhe fica indiferente ou deixa de lhe reconhecer algum génio. A minha ideia será a de fazer um misto entre a “Padaria Portuguesa”, a loja “Vida Portugueza” e a cooperativa “Fruta Feia”, criando um ‘clube de consumidores’ à volta das preferências do MEC. Uma vez por semana os associados silver receberiam um cabaz de produtos selecionados pelo MEC num packaging decorado por frases suas e seriam convidados, mediante um extra, à “rotas do MEC” onde Pedro Granger, numa prestação pré-gravada, introduziria os locais e leria os textos de MEC que os mencionam. Uma vez por mês os sócios Gold seriam convidados para um jantar num local escolhido pelo MEC. Os sócios Platinum teriam ainda acesso a privar com o próprio num banquete anual e finalmente os sócios Diamond teriam ainda direito a um double date com o MEC e a Maria João: um Gin Tónico na Praia Grande acompanhado de rissóis de polvo, um lanche nos croissants do careca no restelo ou uma cabidela num desses recantos de Sintra onde ainda persiste o modo de produção feudal. Este pacote Diamond poderia ainda incluir “surpresas” periódicas, tipo ir assistir à final da casa dos segredos com o Vasco Pulido Valente no seu apartamento da Avenida de Paris ou ter a hipótese de tirar uma selfie com o cast da noite da má língua em animada tertúlia (“Ó Zink vai trabalhar!”). Peço aos meus amigos que considerem o potencial de crescimento deste negócio: o inevitável sucesso do clube poderia conduzir à abertura de “cafés” MEC – uma “A Vida Portugueza” da comida – que poderiam incluir algum tipo de programação cultural (porque não uma parceria FNAC-MEC?) e ter como banda sonora permanente os álbuns da “Escrítica Pop”. A fama e exclusividade do clube permitiria a criação de bastante merchandising (Tipo “Peter’s Cafe”) e a betalhada iria deixar de usar t-shirts a dizer “Hard Rock Cafe – Dubai” para usar as nossas “A Experiência MEC – Janas”.

É um projecto com pernas para andar um apelo transversal a diversos sectores sócio-culturais – betos, foodies, quarentões, hipsters pós-crise, patos bravos, gente do cinema, professores da FCSH com mais de 50 anos, ex-militantes do MRPP e abrileiros aburguesados em geral.

Necessito da vossa ajuda para reunir o capital inicial para o qual irei abrir uma campanha de Crowdfunding em breve. Preciso também que alguém mostre isto ao MEC e que peça para ele me contactar por Facebook, estou seguro que irá adorar a ideia e que terá muito mais para contribuir.

Conto convosco.

Um abraço do Tiago

4 thoughts on ““A Experiência Miguel Esteves Cardoso” – Um projecto empreendedor de Tiago F. Duarte

  1. Que alegria saber que este blogue tem um situacionista dos frangos já de si situacionistas. Era Debord quem o afirmava no seu livro “La société des frangonelas, comment trouver un idiot dedans un texte sur des frangues”, mais conhecido por “Tiago, tu és parvo ou simplement un con?” editions Pléiade avec ton petit zizi e cito: “Fodá-se, comment é que vous abriguez un text plus cretin que todos os do MEC? (…) e não me dites que c’est de l’ironie sarcastique que non est, non” Debord, G. 2014

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s