Como vender aos normais o seu momento de fuga à normalidade

A diferença e a distinção (Bourdieu) que o marketing promete ao consumidor, quando situa as suas mercadorias no pólo oposto ao da norma, tem algo de paradoxal na nossa sociedade, já que o consumidor (de classe média ou média/alta) destas mercadorias vive mergulhado na mais repetitiva e monótona das normalidades. Ou seja, o marketing vende aqui a fuga à norma, aos próprios agentes que a reproduzem. As mercadorias anunciadas prometem abrir-lhes horizontes para fora dessa normalidade que lhes é apresentada como terrível e insuportável, numa estratégia de marketing que dá preciosos frutos aos industriais. Na verdade, as mercadorias que mais se vendem hoje (automóveis, telemóveis, destinos turísticos, sapatos, bebidas, créditos bancários…) apresentam-se de um modo equivalente àquele com que qualquer hipster se apresenta à sociedade: em confrontação com a normalidade instituída. Em vez de confrontação deveria antes escrever pseudo-confrontação pois esta é superficial, meramente sexy, não questionando nada de estrutural na norma.

Na sociedade do espectáculo, é o espectáculo (o marketing, a mercadoria, o hipster) quem organiza a pseudo-fuga ao espectáculo. Daí que, nesta sociedade, a fuga ao espectáculo não passe de um momento do próprio espectáculo.

About PDuarte

Historiador, jardineiro, horticultor. Vive na província. No tempo vago, que procura multiplicar de dia para dia, perde-se em viagens, algumas pelos montes em redor, outras pelos livros que sempre o acompanham. Prefere o vinho à blogosfera, a blogosfera ao Parlamento.

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s