PORQUE É QUE – HOJE – FALHOU ESTRONDOSAMENTE A MANIFESTAÇÃO DOS POLÍCIAS?? PORQUE É QUE NÃO FIZERAM O QUE DEVIA TER SIDO FEITO?? E PORQUE FALHAMOS SEMPRE?? (Segundo THOMAS BERNHARD)

pol5

O Reger, o grande Reger, a minha querida personagem de Alte Meister / Antigos Mestres: Uma Comédia (na tradução de Palma Caetano), do Bernhard, vem e senta-se há mais de trinta anos (!!!!!), há mais de trinta anos na Sala Bordone do Museu de História de Arte de Viena, senta-se sempre no mesmo banco e contempla quase todos os dias o Homem de Barba Branca do Tintoretto.

Contempla-o porque o quadro é horrível como todos os quadros dos “Antigos Mestres” e a nossa missão só pode ser a de olhar para todos eles e lhes encontrar os defeitos: o perfeito não existe e o dever da humanidade é olhar para todas as realizações e lhes encontrar os seus defeitos: é um coleccionador de defeitos, em suma, que estão aqui como em todo o lado. E diz o Reger ao narrador:

pol6

é o único refúgio que me resta, disse Reger, tenho de vir ter com os Antigos Mestres para poder continuar a existir, precisamente estes Antigos Mestres, como se lhes chama, que há muito tempo, há décadas já, me são odiosos, pois no fundo nada é para mim mais odioso que estes chamados Antigos Mestres, aqui, no Museu de História de Arte, e os Antigos Mestres em geral, seja como for que se chamem, seja quem for que os tenha pintado, disse Reger, e, no entanto, são eles que me mantêm vivo.

pol1

o Governo é vil e inepto e hipócrita e falso e ainda por cima incomensuravelmente estúpido. Todos os dias, quando pensamos, não sentimos senão que somos governados por um Governo hipócrita e falso e vil, que ainda por cima é o Governo mais estúpido que se pode imaginar, disse Reger, e pensamos que aí não podemos mudar nada, e que isso é que é terrível, que aí não podemos mudar nada, que temos simplesmente que presenciar, sem nada poder fazer, como este Governo se vai tornando de dia para dia ainda mais falso e hipócrita e abjecto e vil, que nós, mais ou menos num estado de permanente perplexidade, temos de presenciar como este Governo se vai tornando cada vez pior e cada vez mais insuportável.

pol3

neste país reinam já há décadas só a falsidade e a hipocrisia e a abjecção e a baixeza, disse Reger. Realmente este país chegou agora ao ponto mais baixo em termos absolutos, disse Reger, e em breve não terá mais qualquer sentido e deixará de existir. E por toda a parte os dislates repugnantes sobre a democracia! Você vai à rua, considerou ele, e tem de tapar continuamente os olhos e os ouvidos e o nariz também, para poder sobreviver neste país, que no fundo se tornou um Estado extremamente perigoso para o público, disse Reger. Todos os dias você não acredita nos seus olhos e não acredita nos seus ouvidos, disse ele, todos os dias assiste, com um horror cada vez maior, à decadência deste país aniquilado e deste Estado corrupto e deste povo estupidificado. E as pessoas neste país e neste Estado não fazem nada contra isso, disse Reger, e isso é que tortura diariamente uma pessoa como eu. As pessoas vêem e sentem naturalmente como este Estado se torna de dia para dia mais vil e mais abjecto, mas não fazem nada contra isso.

pol2

O povo é sempre só um povo assassinado pelos políticos, disse Reger, mas o povo não vê isso, é verdade que sente que é assim, mas não vê nada disso, e essa é que é a tragédia, segundo afirmou Reger. Se ficamos satisfeitos por sair um assassino do Estado como chanceler, aí está logo outro, disse Reger, é horrível isto. Os políticos são assassinos do Estado e assassinos do país, disse Reger, e, enquanto estão no poder, assassinam com o maior à-vontade e a justiça do Estado apoia o seu assassinar abjecto e infame, o seu abuso abjecto e infame. Mas cada povo e cada sociedade merecem naturalmente o Estado que têm e merecem também os seus assassinos como políticos, disse Reger.
E NADA MAIS HÁ A DIZER !!

 

Deixe o seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s